quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Tipos de Ginástica Aeróbica


Alto impacto ou high impact

Tem maior insistência no trabalho cardiovascular, os pés perdem o contacto com o chão e o centro de gravidade sobe e desce. As pernas fazem movimentos de flexão e extensão.

Baixo impacto ou low impact
Depois da aparição do aerobics e devido à sua agressividade, desenvolveu-se técnicas que obtiveram como resultados o low impact, no qual os pés estão sempre em contacto com o piso, minimizando o aparecimento de lesões.

Combo
É uma combinação de alto e baixo impacto.

CardioFunk
Resgata elementos do jazz, salsa, disco, afro, etc. Utiliza movimentos rápidos, curtos, e marcados com a combinação de braços, pernas e tronco.

Step training
É a derivação do banco sueco, sempre utilizada na prática do treino desportivo.
O recuperar deste elemento teve como mentor a instrutora, Gim Miller, que após contrair uma grave lesão no joelho quando quando ensinava high impact foi-lhe recomendado pelo que seu terapeuta um exercício de reabilitação que consistia em subir e descer um degrau.
A Reebook International ltd., conhecida empresa dedicada a produzir calçados e indumentária desportiva, associou-se com Gim Miller e os doutores Lorne e Peter Francis.
Esta equipe desenvolveu um programa equilibrado de treino de alta intensidade e baixo impacto que conquistou admiração repercussão internacional.
Também há outros tipos de ginástica como work out (trabalho localizado), interval training (trabalho intervalado aeróbico localizado), circuit training (trabalho em circuitos).
Cada tipo de ginástica deve respeitar as pautas e a técnica a utilizar para evitar lesões, além disso, deve ser de acordo com cada pessoa. 

Existem níveis de treino para cada individuo. Sempre há algum tipo de nível (I, II ou III ) que se adéqüe a cada indivíduo. Ainda hoje a ginástica segue em evolução criando novos métodos, música e técnicas que permitam ampliar as variantes e expectativas (ex. :aerosalsa, cityjam etc.

Links externos:
Federação Portuguesa de Ginástica
Ginástica no Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário