quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Organização e Gestão dos Estilos de Ensino em Educação Física


O primeiro objectivo deste artigo prende-se com a utilização e justificação dos estilos de ensino, das estruturas organizativas e dos procedimentos de gestão da aula de forma adequada aos objectivos operacionais e condições de ensino, respeitando os seus princípios pedagógicos e procedimentos didácticos.

Numa primeira fase é importante utilizar estilos de ensino convergentes com o intuito de proporcionar à turma uma certa dependência do professor nas suas aprendizagens para domínio dos comportamentos. As estratégias de ensino inovadoras ou modelos instrucionais que fazem apelo a um trabalho cooperativo mais autónomos dos alunos podem ficar completamente comprometidos se os professores não criarem estruturas que suportem e preparem os alunos para trabalharem autonomamente e em grupo de forma responsável e produtiva.

Reconhece-se, assim, ao professor a responsabilidade de escolher e aplicar as soluções pedagógicas e metodologicamente mais adequadas para que os efeitos da actividade do aluno correspondam aos objectivos dos programas, utilizando os meios que lhe são atribuídos para esse fim.

O grupo convergente é mais útil para a aquisição de competências em pouco tempo, ao passo que o divergente é mais útil na resolução de problemas. Se de alguma forma o objectivo for a combinação dos dois, será mais vantajoso adoptar estilos intermédios, isto é, que se encontram no meio do espectro.

Neste sentido podemos utilizar o Estilo de Ensino por Comando, com maior incisão no aquecimento e em matéria em que quem toma as decisões é o professor, principalmente ao nível da realização da tarefa. Como características gerais desde estilo de ensino, o facto de o aluno ter a função de cumprir as indicações dadas pelo professor, aos estímulos deste, o aluno dá a resposta desejada. As intenções de utilização deste estilo de ensino requerem uma resposta imediata, uniforme e em conformidade. O Estilo de Ensino Auto-avaliação e Recíproco, inserem-se na parte principal da aula, onde o aluno e o professor podem avaliar a prática e apontar estratégias de melhoria.

Os E.E Tarefa podem ser utilizados nos Jogos Desportivos Colectivos, uma vez que já existe alguma independência ao nível da tomada de decisão dos alunos.

O E.E Inclusivo é um estilo de ensino que se pode usar na ginástica, promovendo a inclusão dos alunos, desenvolvendo a integração das diferenças individuais e a auto-condução na progressão de uma aprendizagem comum ao grupo, promovendo a consciência das relações entre aspirações e reais capacidades dos alunos. Também o estilo de ensino Divergente pode ser aqui utilizado uma vez que os alunos poderão elaborar e realizar uma sequência gímnica de acordo com as suas capacidades.

O conhecimento pedagógico- didáctico da constituição das matérias é fundamental para a adequação dos exercícios e das suas condicionantes às dificuldades que os alunos demonstrarem no desempenho das aprendizagens. A Investigação tem demonstrado que o conhecimento pedagógico do conteúdo é um factor que influencia a forma como o professor ensina e como os alunos aprendem. No âmbito da Educação Física, o domínio do conteúdo das matérias influencia o pensamento pós interactivo dos professores. Os professores revelavam maior capacidade reflexiva e de conceitualização quando analisavam a matéria que melhor dominavam. A formação no âmbito do domínio pedagógico do conteúdo é definitivamente a competência essencial para o professor de Educação Física.

A este aspecto junta-se a importância da estabilização das rotinas e da organização como condição fundamental para a aprendizagem. Aprende mais quem dedica tempo a uma boa exercitação, relevando desta forma não apenas o tempo que o professor dedica à exercitação, mas especialmente o tempo que o aluno se exercita a um nível adequado, ou o número de vezes que exercita as habilidades.

Os professores eficazes criam um ambiente para a aprendizagem. Neste sentido, assegurar um bom funcionamento do sistema de gestão é cuidar eficazmente dos problemas da disciplina e da ordem na aula, garantir a cooperação dos alunos e manter o fluxo de actividades da aula, ao longo do tempo. Entre os factores de sucesso no ensino da Educação Física analisados, aqueles que mais se destacam são: o tempo que o aluno passa ocupado com elevado empenho as experiências de aprendizagem; a qualidade do acompanhamento da actividade do aluno; o ambiente afectivo que envolve a sua relação com o aluno e o nível de organização e controlo das sessões.
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